Vamos torcer para a produtividade da Câmara Municipal de Suzano aumentar

Em entrevista ao jornal Diário de Suzano do dia 15dez2009, o presidente do legislativo suzanensse de direito, porém não de fato, pois na verdade trata-se de um vereador de oposição, afirma que  pretende intensificar os trabalhos.

Será necessário intensificar realmente, e muito. Afinal são 18 milhões de reais de orçamento. É dinheiro público, de nossos impostos, que não são adequadamente investidos pela mesa diretora da casa.

Os recursos da câmara são utilizados para fazer disputa política com o poder executivo e para tentar atrapalhar a cidade de Suzano crescer. Graças à capacidade política do governo popular este intento não ocorre, mas de qualquer modo atrapalham muito o poder executivo na implementação da políticas públicas. Aja vista, andarmos a passos de tartaruga para termos o plano diretor de nossa cidade aprovado. Além disto é gasto demasiadamente com propaganda e públicidade, são mais de um milhão e quinhentos mil reais em contratos deste tipo. Jogam o dinheiro público no ralo e não informam nada à população.

O investimento em tecnologia pode ser uma boa saída para melhorar o desempenho do legislativo, também é possível que o projeto de câmara intinerante venha a garantir mais capacidade do legislativo em cumprir o seu real papel na construção de um debate político qualificado na cidade e abrir espaços para a participação da população.

Mas para isto é necessário prestar contas dos recursos públicos de modo adequado, e não da maneira porca com é feito, conforme já demonstrei em artigo neste blog. Outro aspecto importante é a necessária mudança de postura política da maioria dos vereadores, e principalmente da mesa diretora da câmara. Exercitar a democracia é um grande desafio. É necessário efetiva atitude democrática e grande apreço pela justiça. Não é possível falar que é democrático, é necessário sê-lo efetivamente.

No caso do atual presidente da câmara ele tem muito que aprender e se converter para um novo modelo de construção política. É necesário parar de enganar o povo. Não pode falar uma coisa e fazer outra. Estar junto à população é algo que não depende só de discurso. Para deixar o cidadão mais próximo da câmara, ele nunca poderia ter ido à delegacia fazer boletim de ocorrência contra a população organizada, pacifica e legitimamente, quando esta foi reenvindicar junto ao legislativo. E ele próprio, junto com o vereador Izaquel Rangel, levaram o debate político para a porta da delegacia.

Quanto a uma candidatura a deputado federal, torço para que ela realmente ocorra, é uma bela oportunidade para explicar porque, junto com seus pares oposicionistas, inviabilizaram recursos de tres milhões de reais para a construção de moradias para a população que ocupava a "favelinha" do Monte Cristo.

Como, otimista irremidiável que somos, vamos acompanhar de perto para ver.....tomara que possam criar juizo.....

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em defesa do Poder legislativo de Suzano

De quem, realmente, é esta derrota?

O que Jesus Cristo diria?