A potência do computador central da Campus Party

Rafael Maia
Direto de São Paulo
Mesmo não entendendo muito de dados técnicos, quem vai à Campus party, o maior evento geek do planeta, que reúne mais de 6,5 mil campuseiros, deve imaginar o tamanho da potência do computador central que mantém a internet e os sistemas de comunicação ligados 24h por sete dias nos 240 mil m² do Centro de Exposições Imigrantes.

Para Ari Falarini, diretor-executivo de redes da Telefônica,  é inimaginável o que a máquina central, que custou mais de R$ 1 milhão, é capaz de fazer.

Feita com peças de fabricantes nacionais, Falarini fez questão de salientar que, embora o jargão chame o sistema de "computador", trata-se de "uma máquina de transmissão de informação ligada a um super-roteador". A máquina, que fica no OVNI, o coração e o cérebro de todo o encontro, é o local para onde todos os mais de 6 mil pontos de conexão convergem.

Da máquina, partem dois links com 10 Gbps. "Para se ter uma ideia, é como se você pegasse duas cidades de 10 mil habitantes, desse a cada um deles uma internet de 1 Mbps sem que uma pudesse interferir na outra", afirmou Falarini. Segundo ele, a máquina, que funciona por um sistema de luzes coloridas em fibra óptica, é a primeira implantanda em um evento não-particular em todo o mundo.

Falarini ressaltou ainda que a única limitação está nos computadores dos próprios campuseiros, que não estão preparados para receber a potência fornecida. "A maior parte dos computadores têm placas de 10 a 100 Mbps. Nós estamos oferecendo muito mais do que isso", afirmou.

Campus Party Brasil 2011

Nascida na Europa, em 1997, a Campus Party é um dos maiores eventos de tecnologia, entretenimento e cultura digital do mundo que, em 2011, chega a sua quarta edição brasileira. Além do Brasil, são tradicionais os encontros realizados na Espanha, na Colômbia e no México. A Campus Party Brasil acontece de 17 a 23 de janeiro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP).

Para este ano, são esperados mais de 6,8 mil participantes - ou campuseiros - sendo que dentre esses, mais de 4,5 mil ficam acampados no local. Além de atividades como oficinas e exposições, a Campus Party Brasil 2011 terá inúmeras palestras. Entre os confirmados, estão o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, Tim Berners-Lee, pai da "WWW", e Jon Maddog Hall, presidente da Linux International, e muitos outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em defesa do Poder legislativo de Suzano

De quem, realmente, é esta derrota?

O que Jesus Cristo diria?