Tomara que os Ratos estejam apenas na dispensa..!

Saiu na mídia local que o galpão que armazena a merenda escolar da prefeitura de Suzano-SP foi atacado por ratos. É lamentável que isto tenha acontecido. Em um Pais que tem como meta acabar com a miséria, não se pode nunca deixar que alimentos sejam estragados e deteriorados.

Mas aprendi que acabar com ratos nunca é uma tarefa fácil. Medidas preventivas, corretivas e de manutenção devem sempre estar sendo colocadas em prática para que os roedores "urbanos" deixem de frequentar o ambiente humano.

Porém me chamou a atenção o tom político que foi dado à questão pelo pessoal do "Complexo do Alemão". Afinal depois de quarenta e cinco dias do atual governo, em vez de acabarem com os ratos, resolveram trazer para o campo do debate político a questão.

Neste sentido vale lembrar que a vida média da ratazana é de 2 anos, do rato de telhado 1 ano e meio e o camundongo vive cerca de 1 ano. A partir do 3º mês de vida já podem procriar, sendo que o tempo de gestação é, em média, de 19 a 22 dias e o número de filhotes por cria é de 5 a 12, na dependência da oferta de alimento e abrigo.


Não foi divulgado o tempo de vida dos ratos encontrados no galpão. Não é possível saber a idade exata deles. Contudo, pelo ciclo de vida destes mamíferos roedores, é possível prever que já estão na segunda geração, se considerarmos o período de primeiro de janeiro até a data da descoberta dos membros  pertencentes à Família Muridae. Neste caso seria bom que a atual gestão continue o trabalho de acabar com os ratos e nunca descance da árdua tarefa de recuperar nosso sistema de educação que durante mais de trinta anos sofreu a depredação do pessoal do "Complexo do Alemão".

É bom lembrar que até janeiro de 2005 mais da metade dos professores da rede municipal trabalhavam na base de contratos emergenciais com o poder público. Não havia plano de carreira, nem de cargos, nem de salários. A periferia da cidade contava com escolas de madeira e os alunos não tinham direito ao uniforme e nem ao material escolar.

Com muito esforço, vinha sendo implantada na rede um modelo de gestão e de condução da política de educação que privilegiasse a formação continua de professores, o aperfeiçoamento do processo de gestão democrática e a integração comunidade escola. Vale lembrar que hoje, os coordenadores de escola (antigos diretores) são eleitos por voto direto da comunidade escolar na qual a unidade está inserida. Este avanço coloca a rede de ensino municipal em um novo patamar de relações e de capacidade de enfrentar os históricos problemas da política pública de educação.

Pertenci e fiz parte da equipe de governo que coordenou a cidade por oito anos. Vi em loco o esforço dos gestores e do prefeito em estabelecer para o conjunto da cidade um novo modelo democrático, popular e participativo para garantir uma cidade para todos.

Temos dados, informações e experiências, sobre avanços que a cidade teve em todas as áreas no período de nosso governo. Estamos prontos para continuar nosso trabalho político e de organização social, agora fora da máquina pública municipal. Torcemos para que o atual governo possa fazer um bom trabalho e que avance cada vez mais nas conquistas que a cidade precisa.

Todavia, sabemos que muito tem ainda que ser feito. Por conta disto vai um conselho. Nunca deixem de matar ratos. Eles nascem dentro de casa, dentro dos galpões, e, o "Complexo do Alemão" está cheio deles.

Rosenil Barros Orfão.
RG 14 329 574
cpf 055 580 418 62

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em defesa do Poder legislativo de Suzano

De quem, realmente, é esta derrota?

O que Jesus Cristo diria?